Veja Bem, antes de limpar seu chuveiro

Ansioso para esse banho relaxante, quente e longo sob o chuveiro depois de um longo dia? 

Bem, agora você pode esperar também pulverizar bactérias em todo o corpo, já que o ducha é considerado um foco de bactérias, afirma um novo estudo.

Enquanto a maioria das bactérias que circulam no caddy não são tão prejudiciais, os pesquisadores encontraram traços de micobactérias não tuberculosas (NTM).

Seu chuveiro está espalhando bactérias causadoras de doenças em todo o corpo

 

Os pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder descobriram que o NTM é mais comum em chuveiros de metal.

O NTM é conhecido por causar infecções respiratórias persistentes e doenças pulmonares. De acordo com a American Lung Association, os sintomas respiratórios mais comuns da NTM incluem tosse persistente, tosse com sangue (hemoptise) e falta de ar. Até mesmo sintomas semelhantes aos da gripe, que incluem fadiga e febre baixa, podem às vezes estar associados à MNT.

Felizmente, nem todos ficam doentes depois de serem expostos ao NTM. Pessoas com sistemas imunológicos mais fracos e / ou com problemas respiratórios correm mais risco de se infectar. 

Seu chuveiro está espalhando bactérias causadoras de doenças em todo o corpo

Como eles se reproduzem no chuveiro?

Embora seja possível que as bactérias cresçam em várias partes de nossa casa (incluindo o banheiro), as do nosso banho são muito mais letais e tóxicas simplesmente porque prestamos muito menos atenção a elas. Além disso, porque consideramos a ducha como um processo de limpeza em que os germes desaparecem, por isso ignoramos o chuveiro, que em si é um refúgio seguro para as bactérias se esconderem.

Os chuveiros que encontramos em nossos banheiros são geralmente feitos de plástico ou metal. Como a água, seja ela quente ou fria, sai dos inúmeros bicos do chuveiro, ela cria um ambiente úmido para possíveis bactérias crescerem lá. Como resultado, as micobactérias se formam na superfície superior e se multiplicam, a uma taxa crescente. Como respiramos quando tomamos banho, micobactérias entram em nosso corpo e se estabelecem nos pulmões, o que pode ser bastante letal, causando algo simples como uma febre em uma infecção pulmonar grave.

Seu chuveiro está espalhando bactérias causadoras de doenças em todo o corpo

 

A bactéria também ganha espaço para se reproduzir devido ao tipo de água que usamos. Na verdade, verificou-se que os chuveiros de metal, que são mais comumente encontrados em nossas casas indianas, têm muito mais bactérias escondidas neles devido à presença de biofilme neles.

Como saber se você ingeriu bactérias?

Um dos primeiros sinais de qualquer tipo de infecção bacteriana é como o da gripe. Se você está tossindo, chiando, vomitando ou sentindo diarreia sem qualquer causa, você pode estar sofrendo de uma infecção bacteriana. De fato, as pessoas com uma infecção pulmonar ativa ou um sistema imunológico fraco são mais propensos a entrar em contato com a micobactéria e, portanto, devem prestar um conselho especial.

Seu chuveiro está espalhando bactérias causadoras de doenças em todo o corpo

 

Então, você deveria parar de usar o chuveiro?

Isso pode parecer que usando o velho balde e caneca para se banhar é a coisa mais segura a fazer, mas isso não significa que o chuveiro é totalmente inseguro de usar. Significa apenas que uma pessoa deve ser mais cautelosa quando se trata de limpeza, uma vez que bactérias e germes como estes podem crescer nos menores lugares.

Então, limpe o chuveiro e o dreno apenas quando você começar a ver manchas azul-esverdeadas ou o pó se formar; em vez de dar uma simples poeira a cada dois meses,limpe-a toda semana, com um forte desinfetante e lembre-se sempre de que são tão germes quanto o assento do vaso sanitário. Nenhum lugar na vizinhança do banheiro é limpo!

Seu chuveiro está espalhando bactérias causadoras de doenças em todo o corpo

Bem, antes de limpar seu chuveiro, aqui estão algumas coisas que você não deve usar:

Seu chuveiro está espalhando bactérias causadoras de doenças em todo o corpo

 

-Evite usar lixívia. Usar uma solução à base de água sanitária pode aumentar em até três vezes a porcentagem de bactérias presentes na cabeça do chuveiro! Em vez de usar outros produtos comerciais, use vinagre para limpar o chuveiro.

-Evite usar pincéis grossos. Usando um pode arranhar e danificar seu chuveiro para sempre.

Veja como você deve limpar seu chuveiro:

Seu chuveiro está espalhando bactérias causadoras de doenças em todo o corpo

-Combine 3 xícaras de água quente com uma xícara de vinagre em uma tigela e deixe o seu chuveiro descansar por algumas horas.

-Tire uma escova de dentes e gentilmente clemente-lo tanto no interior como no exterior. Depois de remover os detritos, coloque o chuveirinho de volta na mistura por cerca de 10 minutos.

-Agora, esfregue o chuveiro mais uma vez, lave-o com água pura. Deixe secar completamente, daqui por diante.

 

Similar Posts